Pais e filhos

Quem são nossos primeiros heróis? Normalmente são nossos pais, do nascimento até a adolescência são as pessoas que temos mais contato. O amor deles por nós é o que dizem ser o “amor incondicional”. Não concordo com essa afirmação. Apesar de saber que fazem tudo que está ao seu alcance para sermos felizes, entendo que de certa forma querem algo em troca, no mínimo um reconhecimento por todo esforço e dedicação em nossa criação que exige muitas renúncias pessoais e entrega.

Ter um filho é uma grande responsabilidade, isso é fato. Os que são planejados, digamos que a tarefa torna-se um pouco mais fácil, até pelo preparo que os pais deveriam ter, mas preparo pra quê? Todos sabem em teoria o que um pai ou uma mãe deve fazer, mas será que estão prontos? Acho que não, entendo que não há receita, nem manual para criar um filho.

Todos nós somos únicos, se dois irmãos recebem a mesma criação vão agir da mesma maneira? Claro que não. Muitos pais se culpam, porque um filho deu certo na vida e outro não. Só não conseguem perceber que não tem controle sobre isso, por melhores pais que tenham sido. A escolha de vencer ou não, é uma escolha pessoal, não há como fugir disso.

Existe também outra questão, o que é felicidade e vencer para os pais, talvez não seja a mesma ideia do filho, já pensaram sobre isso? Talvez o caminho que o filho seguiu era o que realmente queria e se deu bem, é feliz assim. Só que os pais projetam o seu caminho de felicidade nos filhos.

Outro ponto nessa relação é a cobrança que alguns filhos têm sobre os pais quando começam a perceber que os super-heróis que eles projetavam, na verdade não passam de simples pessoas, que erram e acertam como todo mundo. Uma música que retrata muito bem essa questão é a do Legião Urbana:

“Você culpa seus pais por tudo, isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser,
Quando você crescer?”

Essa relação é um eterno aprendizado, em que ambos crescem e amadurecem. A grande questão na verdade é aprender a largar o controle. Cada um é responsável pelas suas escolhas, a felicidade é simples e diferente para cada um, o que é ser feliz pra você?

Será que é o mesmo para seu pai? Ou seu filho?

Frederico A. S. da Luz – 13-11-2012

Anúncios

5 thoughts on “Pais e filhos

  1. Legal Frederico, tua reflexão é muito interessante.
    Mas não tem como esconder a expectativa de pais e filhos acredito que seja a mesma.
    Ver cada um realizado e feliz. Este é um dos motivos do nosso viver. Bj

  2. O problema começa quando a gurizada começa a pedir mesada, ai o bicho pega!! Leandro

  3. EM PRIMEIRO LUGAR TEMOS QUE TER A CONSCIENCIA QUE, SOMOS SERES ÚNICOS, E QUE TEMOS QUE FAZER NOSSAS ESCOLHAS E POR ELAS SER RESPONSAVEIS.
    PAIS SAO SEMPRE HERÓIS, FILHOS COM O PASSAR DO TEMPO, TAMBÉM NÓS PAIS OS TEMOS COMO HEROIS.
    QUANTO A EDUCAÇAO, CRIAÇAO, OPORTUNIDADES, ISTO TUDO, COMPETE A CADA UM, POIS PODEM TER AS MESMAS COM VISAO E INTERESSES DIFERENTES, NAO EXISTE MANUAL, COMO EDUCAR, PREPARAR UM FILHO PARA O FUTURO, QUE TENHA EXITO NA VIDA E AINDA SEJA FELIZ E REALIZADO, TUDO É MUITO COMPLEXO, A VIDA É UMA CAIXA DE SURPRESAS, QUE DE UM MOMENTO PARA OUTRO ALGO QUE NOS ERA FUNDAMENTAL E IMPORTANTE, POR N MOTIVOS NAO É MAIS OU NOS FOI TIRADO INESPERADAMENTE, PORTANTO, O MEIO, O CONVIVIO, O MUNDO MUDA AROTA SEM NOS AVISAR, E NOS APENAS SOMOS CONVIDADOS A RI OU CHORAR. CONTINUA ESCREVENDO, LINDO TEXTO!!! BJ.

  4. Gostei mto Frederico do teu texto,realmente as vezes exigimos dos nossos filhos aquilo q nos não fomos mais gostaríamos de ter sido……mais ainda bem que o amor q temos p eles sempre supre “tremenda” ignorância .Que bom q vc já pensa diferente,”tomara”q continue a pensar assim.Abracos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s