Saudade

Difícil falar de sentimento, ainda mais de saudade. O que é sentir saudade? Como podemos sentir falta de alguém? Esse sentimento é bom e ruim, bom porque significa que gostamos de alguém, sentimos falta da presença, queremos sua companhia. Ruim porque saudade às vezes dói e muito, não estar perto da pessoa amada, gera um vazio, um sentimento de falta…

Nos relacionamentos geralmente achamos que “temos” a outra pessoa, difícil não sentir certo sentimento de posse, mesmo sabendo que ninguém é dono de ninguém. Por que será que geramos esse sentimento? Se mal conseguimos trabalhar nossos medos, desejos e angústias, como trazer para nossa responsabilidade a vida de alguém a ponto de nos acharmos “donos” da outra pessoa, que louco isso, não?

Entendo que ai começa o termino de um relacionamento, esse sentimento de posse geralmente cria o ciúme, um pouco até faz bem, porque demonstra um sentimento de afeição entre as pessoas, mas nada que seja demasiado e limitador.

Um relacionamento deve ser para agregar algo em nossa vida, tornar ela mais alegre do que já é, se colocamos limitações na vida do amado, estamos privando ele de sua vida, de seus desejos e objetivos, vamos torná-lo dessa forma infeliz, é isso o que desejamos?

Quando estou com alguém quero que a pessoa esteja realizada, tenha sua vida própria, para que possamos partilhar suas conquistas e derrotas, o relacionamento não pode ser o sentido da vida, pode sim reforçar, realçar o prazer de viver, mas não se tornar o sentido de nossa existência.

Somos únicos, completos, perfeitos, cada um na sua característica e complexidade, não precisamos de nada, nem ninguém para sermos felizes, mas um amor que venha para agregar, potencializar nossa vida, sempre será bem vindo, então por que não se entregar, viver esse amor? Ou você vai ficar com medo de sentir saudade…

Frederico da Luz – 24-01-2011

Anúncios

6 thoughts on “Saudade

  1. Oi Frederico
    A saudade é um sentimento necessário na vida da gente. Você mesmo explica e por sinal muito bem como sempre que quem sente saudades é porque ama alguém. Quem ama alguém deseja sua felicidade. Eu sempre acreditei na frase que diz “ninguém é de ninguém neste mundo físico. Nem nossos filhos. Mas…a saudade maltrata um pouquinho neh???
    Parabéns!!!!! Adoro a clareza de teus textos.
    Um grande abraço
    Pilar

  2. FALAR SOBRE SAUDADE, É COMPLEXO, TEMOS AQUELA SAUDADE QUE SENTIMOS DE ALGUEM QUE AMAMOS, É IMPORTANTE EM NOSSA VIDA, EESTÁ NESTE PLANO, SENDO ASSIM PODEMOS DIMINUIR-LA COM A AJUDA TECNOLóGICA, OU SE POSSIVEL PEGAR A ESTRADA E ENCONTRAR ESTE ALGUEM ESPECIAL, HA, E COMO É GOSTOSO,SAUDÁVEL E NOS FAZ MUITO BEM PARA A ALMA, PODE SER AMORES DE PAIS, FILHOS, AMIGOS,IRMÃOS E AMOR QUE NOS COMPLETA NOS DÁ PRAZER E MOMENTOS DE EXTASE. RUIM QUANDO SE SENTE SAUDADES DE ALGUEM QUE É ESPECIAL Só PARA NÓS, E NÃO CORRESPONDIDO DA FORMA QUE GOSTARÍAMOS QUE FOSSE.
    SAUDADES DE QUEM AMAMOS MUITO, E ESTE ALGUEM JÁ PARTIU, SÓ NOS DEIXANDO LEMBRANÇAS, ESTA CREIO EU DÓI MAIS QUE QUALQUER OUTRA.
    ESTA SAUDADE, SÓ AMENIZAMOS, ATRAVES DA FÉ , DA ORAÇÃO, SÓ ASSIM TEMOS A IMPRESSÃO QUE ESTAMOS MAIS PERTO DE ENTE AMADO QUE PARTIU E DEIXOU SAUDADES!
    FREDERICO GOSTO MUITO DOS TEUS TEXTOS!!!BJS!!!!

  3. Meu querido Amigo.
    Como sempre estás muito bem em tuas colocações. Concordo em que busquemos a nossa completude e saibamos encontrar quem é completo, porque realmente ninguém completa ninguém. Àqueles que conseguem um relacionamento verdadeiramente saudável nem sequer ciúmes sentem, porque completos, não dependem um do outro para serem felizes mas, como dizes, “potencializam” a relação, porque potencializam as realizações mútuas, justamente com a liberdade com que se relacionam. E, sob este ponto de vista, não há o que vigiar, o que angustiar, porque a troca é espontânea e gera um sentimento mútuo de bem estar… Um com o outro,,, Não há como haver saudades, porque não haverá distância entre Almas que se afinizam e se Amam…
    Grande e Forte Abraço!
    PAX!
    Gilnei

  4. Concordo contigo Frederico, um relacionamento saudável deve servir para nos agregar, , e não completar, uma vez que já somos inteiros, como você mesmo falou. Vale a pena se permitir, se apaixonar, mas é importante que haja cumplicidade, confiança, que seja um relacionamento franco. O ciúme, assim como a posse gera sentimentos de angustia, infelicidade, sentimentos negativos que só irão prejudicar os envolvidos, se não levar ao fim da relação. Quanto a pergunta..”então por que não se entregar, viver esse amor? Ou você vai ficar com medo de sentir saudade…” …é preciso se entregar, sim, sem medo de sentir saudade, porque afinal faz parte, é sinal de que existe alguém especial que nos faz bem, e feliz!

  5. Nossa você fala com a alma parabéns,vc e uma ecessão no meio da mutidão!

  6. muito bom fred. estou contigo e não abro mão.
    Por onde tens andado.
    Um grande abraço
    beto
    8466-3022

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s