
Viver sem expectativas é bom? Sim, e não.
Sim, porque vivendo dessa forma o que vier é lucro, usando um ditado popular. Não, porque dessa forma não almejamos nada, ou seja, não nos esforçaríamos para chegar a algum lugar.
Refletindo sobre o tema, acho que como tudo na vida, não é uma resposta de 8, ou 80. A vida apesar de ter extremos, a maior parte do tempo acontece no meio de ambos.
Entendo que seja interessante almejarmos e sonharmos, ou seja, criar algumas expectativas e realizar movimentos para que estas se concretizem. Só temos que saber que apesar de todos os esforços, às vezes elas não acontecem.
E apesar de queremos chegar a determinado lugar, a vida nos leva a outro. Explicação para isso? Não sei se há, acho que tudo que a vida nos proporciona serve para crescer, evoluir e apesar de muitas vezes nossas expectativas não serem atingidas, temos que estar tranquilos que o caminho a seguir foi o correto.
Como teremos segurança em saber isso?
Não teremos, a vida é uma caixinha de surpresa.
Temos que estar preparados e saber lidar com os extremos, bem como as variações mínimas que compreendem nosso cotidiano, trabalho, amigos e família que são as relações que nos dão energia para seguir em frente, mesmo sem saber se o caminho é o correto, e se as expectativas serão alcançadas.
O bom da vida é isso, é termos a certeza da incerteza. E nos permitir curtir e alcançar o esperado às vezes, bem como se surpreender e aproveitar o diferente, o que não estava planejado, sempre trilhando seu próprio caminho.
Frederico da Luz – 26-07-13
gostei muito!
Realmente amigo Frederico. Almejamos, sonhamos e criamos expectativas. Só que às vezes colocamos muita fé nas mesmas e elas acabam escorregando entre um sonho e outro nos mostrando outra realidade. Aquela que não queríamos viver mas, como diz a frase “….nada acontece por acaso…” continuamos pondo fé em novas expectativas. Grande abraço!
Pilar Souza
É isso ai,viver é uma aventura! Isso é q torna a vida gostosa!
Muito boa reflexao, so que a um pé atras com a expressao donde a satisfaçao e igual aos resultados menos as expetativas, referindo tipo si S = R – E; Donde Si R -> 0, entao S = -E; donde nao é tao verdade, por que pode ser que si a Gente supoe que a Satisfaça depende de um resultado muito pequeno por grandes espectativas => S sería igual a Espectativa. No caso de que o resultado Ainda nao aconteceu más vai acontecer => S = (+-E), e nos casos dos sonhadores que so vivem de espectativas a satisfaçao sempre sería S = E.
E o meu ponto de vista desde otro campo 🙂
No meu blog conta um poco sobre isso, confere ahí:
http://lexcasa.blogspot.com/2012/11/un-sistema-limite-moderno.html
Muito bom o post! Abraço!
Está aí , bom texto! gostei!
Frederico,
Boa tarde! Li seu artigo, amei e endossei.
Abs