A libertação Pessoal

Quem nunca escutou uma frase dessas… Sou tímido, desastrado, medroso, inseguro… Para começar não acredito que nos rotulando estejamos fazendo algo positivo. O rótulo é uma forma de limitar e muito a percepção que temos de nós, e também a forma como os outros nos veem. Ninguém é igual a ninguém, mas os rótulos, onde estão inclusos os “estereótipos sociais” podem até ser considerados uma forma de discriminação.

Entendo que quando as pessoas se auto intitulam de uma forma, não possibilitam que este lado seu, na sua ótica, não muito explorado, seja desenvolvido e potencializado, por exemplo: sou tímido, logo, não tenho interesse em fazer um curso de teatro.

Pessoal ai esta o equívoco, se você, se julga de uma forma, e isto de certa forma incomoda você, por que não trabalhar e desenvolver esta habilidade? Temos potencial para fazer qualquer coisa, basta acreditar e trabalhar para que este potencial seja efetivamente explorado.

Agora alguns vão dizer… Não é fácil! Concordo em gênero, número e grau, no entanto, o que você prefere, explorar e trabalhar esta “dificuldade” ou ficar se rotulando, limitando seu crescimento tanto pessoal como profissional?

Não me entendam mal, não estou dizendo que não temos características marcantes, que tanto nós como os outros percebem, e sim, apenas que estas características podem mudar e evoluir. Penso que não somos chatos, tristes, mal humorados, mas ficamos assim em determinado momento, acredito que ninguém é na verdade, todo mundo está.

Estamos em constante transformação, não paramos de crescer e evoluir, para isso é preciso força de vontade e coragem em superar nossos medos e fraquezas. Não se assustem todo mundo tem os seus, a questão é saber trabalhá-los da melhor forma.

E ai qual sua escolha, ficar na comodidade de seus rótulos? Ou trabalhar seu potencial, enfrentar e superar seus medos e conquistar o mundo?

Frederico da Luz – 01-11-2010

Anúncios

One thought on “A libertação Pessoal

  1. ola,eu quria deixar aqui a minha opiniao sobre este tema que voçe abordou,tal como voçe eu tb reflito muitas vezes sobre como melhorar as aptidoes sociais e laborais, me sentir uma pessoa mais autentica mais “descarregada” de tudo isso de: o que pensam de mim, será k criticam e se riem nas costas,sera k alguem me vai intimidar assim k eu me afirme um pouco mais…etc…devo dizer k é realmente um sentimento devastador,capaz de te tirar a vontade de fazer o k seja!Como evitar?Como mudar? nao é nada simples..mas tb nao é impossivel acredito!agora tal como voçe disse é necessario nos analisarmos e conhecer os nossos pontos fracos, depois de identificalos sair da zona de conforto e entao encarar as situaçoes de frente! o mais importante de uma pessoa ganhar confiança e um caracter forte é se assumir para si mesma,saber kem é de verdade…muitas vezes tb nao temos a certeza e temos de procurar e encontarar o verdadeiro eu..uma vez feito isso, será 50% do trabalho adiantado, dpois so teremos de trabalhar os pontos fracos, se é timido va a umas aulas de teatro ou dança..assim sera “obrigado” a deixar um pouco a timidez de lado..pouco a pouco vai-se sentindo mais a vontade…é muito facil idealizar planos e imagens de sucesso..dificil mas gratificador é todos os dias trabalhar um pouco mais para atingir essa imagem k tanto se deseja, isso implica mudanças no estilo de vida, dificeis ou incomodas, tem de se mudar..pois se ate agora nao estamos satisfeitos tem de se mudar..de outra maneira seguiremos na mesma…kuando a nivel de pessoas ansiosas muito tensas..tambem um acompanhamento medico pode ser muito util..pois ai envolve tb aspectos quimicos do nosso corpo…alimentaçao desporto estilo de vida saudavel serao imparciais na hora de mudar…so kero kom isto dizer k todos temos sim a possibilidade de mudar!!so temos de traçar objectivos , um caminho a seguir um modo de o percorrer e estaremos entao a dar pequenos grandes passos para a mudança e concretizaçao!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s