Para que a terapia tenha seu objetivo atingido é fundamental a escolha de um profissional competente, além disso deve existir a confiança do paciente (consulente) no mesmo, sem esta a terapia não será útil.
Falar, retratar, descrever, seus desejos, medos, angústias, vontades para alguém, não é algo simples, tão pouco fácil de fazer. Entretanto, se você pretende “evoluir” crescer pessoalmente e não consegue entender ou lidar com determinada situação ou sentimento com certeza um profissional pode ajudar.
A terapia faz um bem enorme, falo por experiência própria. Possibilita encarar seus maiores medos, e essa situação é forte, mexe de uma forma, que com certeza vais mudar a percepção com que olhas o mundo, vais ampliar a mente, sofrer talvez, simples não vai ser, mas vai possibilitar entender, e ás vezes nem isso, aceitar seja a palavra mais correta.
Aceitar que não temos o controle sobre a vida, que apesar de fazer tudo “certo” buscando determinado objetivo o mesmo poderá não ser alcançado. E quem é o culpado por isso? Ninguém, a vida não é fácil, tampouco é cruel, diria que é simples e complexa, só entendo que não podemos ir contra ela. Aceitar suas falhas e defeitos é um bom começo, somos humanos, não somos perfeitos, se fossemos qual o motivo de estarmos aqui?
Vejo pessoas angustiadas com parentes, amigos, preocupadas com seu futuro e destino, no entanto percebo que quem se preocupa dessa forma, foge de algo, que é o essencial, sua própria vida, coloca expectativas e desejos sobre o outro, que na verdade são seus. A carga de assumir isso é pesada de mais, então se escondem, diria até que se sonegam, tentam viver através dos outros.
Cada um de nós é um ser único, especial, viemos aqui para fazer algo, um dos grandes segredos da vida, na minha opinião, esta em descobrir o que é o seu “algo”. No meu caso, demorei 28 anos, antes disso passei por diversas crises existências que me fizeram crescer, sem antes sofrer e muito, minha falha era grande, achava que tinha o controle sobre a vida, tamanha ingenuidade e certa prepotência. E você tem personalidade para encarar? Bater de frente com seus maiores medos, seus mais absurdos desejos? Ou o outro será sendo seu porto seguro?
Frederico da Luz – 10-01-2011
Muito legal a abordagem!
Tem mesmo muita gente que gostaria de fazer terapia e tem vergonha.. ou talvez medo de se ver de frente…
De fato, fazer terapia é uma escolha que garante um bem viver!
Você confia em alguém de fora que não vai ficar dizendo o que você tem que fazer, mas vai ajudar você a se reencontrar!
As vezes, quando desabafamos nossos problemas com as pessoas que gostam muito da gente, elas querem antes resolver o problema, de acordo com a visão que eles próprios tem do mundo! E se chateiam se você não faz o que dizem! E aí, acaba surgindo outro mal estar!
O terapeuta, ao contrário, conduz o paciente a resolver o problema, de acordo com a visão que o próprio paciente tem do mundo!
É sempre alguém que tem muito a somar! Por isso, também penso que vale a pena procurar!
Perfeito..esse parece que tu escreveu para mim……
Exato……..adorei!!!!(só para variar,eh!eh!eh!…como tem pessoas que precisam ler e reler isso..eu sou uma.Obrigado!!!!!!
Frederico parabéns pelo texto. Simples e direto. Vou compartilhar, tenho muitos amigos que tem medo de enfrentar uma terapia.
Meu Caríssimo Frederico.
Como Terapeuta quero te cumprimentar pelo texto – como, aliás, é característica tua – pelo poder de síntese, pela simplicidade na abordagem difícil do tema e pela clareza com que expões as tuas opiniões. Realmente fazer Terapia exige disposição própria em encarar a si mesmo e fazer o cotejo entre aquilo que estás vivenciando, as metas a serem atingidas e em que estamos sendo incoerentes (com relação aos conceitos e prática que realizamos). Meus cumprimentos! PAX! Gilnei
bah, nao tem nem oque dizer!!! sem comentarios, loco de bom todos os textos!
.Concordo! A Terapia nao è para quem precisa…è para quem quer viver melhor e nao tem medo de se conhecer, nao tem medo de ir a fundo na sua existência!!!