A primeira impressão é a que fica?

Impressão

Todos já devem ter escutado essa expressão. Ela tem um fundo de verdade. Pensando sobre como conheci algumas pessoas, é inevitável não criar uma primeira impressão; algumas vezes boa, outras não.

Muito dessa percepção leva em consideração o nosso momento, mais do que o da pessoa que causou a primeira impressão. Por exemplo: Se conhecemos alguém em um dia não muito bom, provavelmente vamos achar algum problema, mesmo que não haja. No entanto, quando estamos de bem com a vida, por pior que a pessoa que se apresente seja, talvez embalado pelo momento, não a vejamos assim. Isso acontece com você?

Quando a primeira impressão não é das melhores, leva-se algum tempo para mudarmos, digo isso, pois somos humanos e mudanças são de certa forma difíceis; a pessoa terá que se esforçar para melhorar a primeira impressão que criou, mesmo que não tenha muita responsabilidade pela mesma.

Isso tudo acontece por que mesmo que não queiramos, somos preconceituosos e vivemos em sociedade. Por mais mente aberta que muitos digam ser, isso acontece automaticamente, não temos controle sobre o que pensamos, ou a conclusão que chegamos sobre determinada pessoa.

Só não podemos limitar alguém a primeira impressão, por que esta normalmente só mostra um detalhe e não a pessoa como ela realmente é. O que você costuma passar na sua primeira impressão?

Frederico da Luz – 04-04-13

Anúncios

5 thoughts on “A primeira impressão é a que fica?

  1. Concordo e discordo, Fred. Já me equivoquei mto com a primeira impressão (qdo isso diz respeito à hábitos, imagem- sobre aquilo que está relacionado aos nossos julgamentos), mas é dificil me equivocar com a primeira sensação ( só que na sensação a gente não confia tanto, já que ela não está pautada em dados reais, mas em sensações, energia, etc).
    Acho que é isso que nos confunde, qdo a sensação diz uma coisa e a impressão diz outra. Acredito que a impressão tem a ver com a imagem e o modo de se comportar (o que as pessoas mostram), já a sensasão tem a ver com o que as pessoas são ( e o que somos, mais cedo ou mais tarde aparece).
    O tempo é o melhor mestre. Ele nos mostra, se permitimos, no que devemos apostar: se na sensação (intuição) ou na impressão. Meus anos de vida tem me feito cada vez mais confiar na minha sensação. Fica a dica! 😉

  2. Sempre aconteceu comigo. A primeira impressão é que sou antipática. Porém, isso acontece porque sou muito descontraida, com perfil de liderança e muito segura. As pessoas se sentem ameaçadas ou diminuidas o que é ruim. Pois essas qualidade fazem parte do meu perfil e com o decorrer do tempo essa primeira impressão é descontruida. E quando as pessoas me conhecem ,
    se tornam amigas, Principalmente no trabalho. Pois além disso sou amigável, honesta e sincera. Vejam como a primeira impressão pode ser um erro.

  3. Fred, não acho que a primeira impressão é a que realmente fica. O tempo se encarregará de mostrar como uma pessoa realmente é, inclusive sua qualidades, o que permitirá formatarmos nossa opinião. O que acontece é que muitas vezes nos fechamos para uma pessoa diante de uma primeira impressão “negativa”. É do instinto humano querer “se proteger”. Confesso que em muitos casos mudei de opinião em relação a determinadas pessoas ou, sei la, procurei compreendê-las do jeito que são e aceitá-las e ama-las mesmo com aqueles defeitinhos que todos nós temos. Ninguém é perfeito e se julgarmos só pela primeira impressão podemos perder de conviver com alguém que pode acrescentar muito às nossas vidas, ainda tenha aquele “não sei o quê” que nos causou uma má impressão à primeira vista.

  4. Realmente acontece de não simpatizarmos com determinadas pessoas.
    Mas, usar rótulos a primeira vista e um grande erro e surpresas sempre nos deixam envergonhados.
    Ter o espirito livre, praticar meditação e a compaixão diárias, creio eu ser de suma importância para nos afastarmos de quaisquer estereótipos.

  5. Fred,costumo dizer que a primeira impressão que tenho sobre uma pessoa,ou melhor a primeira sensação que obtenho de uma pessoa é a verdadeira!Pois há pessoas,que mesmo nós estando bem,ela nos causa certo desconforto!Digo que somos energia e emitimos energias,e há choque destas!Muitas vezes resolvi desconsiderar minha primeira impressão,porém o “senhor Tempo” me mostrou que eu deveria levá-la mais a sério!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s