O Movimento da Vida!


Hoje (quando escrevo) estou chegando em casa, depois de um daqueles dias cheios, em que a gente corre um monte, fala um monte (enquanto advogada e professora, que sou), come voando, come pouco, fica encharcada de tanta correria, mas acaba o dia FELIZ! Feliz simplesmente por terminar o dia fazendo algo que gosto: dar aulas!
E então, quando me ponho a pensar como cheguei até aqui, percebo como mundo é assim… louco… como um movimento, um ato despretensioso qualquer, as vezes aparentemente sem relevância, te leva longe! Abre caminhos… nos leva aonde as vezes queríamos, mas não sabíamos como chegar!
Estou feliz simplesmente porque faço o que gosto: dar aulas! Sou professora universitária, uma paixão que descobri a pouco tempo, e quase assim, do nada!
Ser professora é um sonho antigo. Mas confesso que, apesar de não ter maiores problemas em me expressar em público, tinha um certo medo. Medo este que sentimos em geral, quando estamos diante do novo, diante de algo que nunca fizemos. E por conta do medo, nunca sequer tinha ido atrás de uma oportunidade …
Aí, este ano, por uns fatos aí que consumiam toda a resistência da minha paciência, e me trouxeram uma ansiedade quase incontrolável, resolvi entrar numa aula de boxe. É… para quem me conhece.. diria que não tem nada a ver comigo.. mas é de fato uma prática maravilhosa, em que você libera todas as más energias, toda a ansiedade, além de te deixar em forma e, como sempre, estar em contato com novas pessoas.
E assim, num destes treinos, enquanto eu trocava uns soquinhos com uma colega do boxe (muito de leve, acreditem!), conversávamos, e ela perguntou com o que eu trabalhava, ao que respondi que era advogada. Ela então perguntou se naquele mesmo dia, a noite, eu não daria uma aula de Direito para um cursinho. Achei a proposta instigante, mas assustadora! Afinal, sim, eu queria, mas eu nunca tinha dado uma aula! E era sobre leis que eu nunca tinha lido…
Lembrei do sonho antigo… da oportunidade… “não fui atrás da coisa, mas a coisa veio me chamar”… Se eu não for, alguém vai! Então, decidi: Eu vou! Vou lá ver no que vai dar!
Tive que preparar em cerca de 2h, assunto para falar em 3h! Que loucura! Preparei empolgada, e como resultado do que a gente colhe quando faz o que gosta, senti uma boa receptividade dos alunos. Resumindo: eu me encontrei.
No dia seguinte já estava eu ligando para uns colegas que são professores…. e assim, em 3 semanas entrei para dar aulas em uma faculdade. O teste de seleção? Direto na sala de aula! Segundo a coordenação, fui aprovada pelos alunos: me realizei!
Então, hoje aqui chegando, depois de um dia cansativo, posso afirmar que dar aula é algo que me motiva, que me deixa mais feliz, que faço simplesmente porque gosto de fazer! Algo que embora quisesse, nunca fui atrás, e de um papo em uma lutinha de boxe, percebi um grande caminho que se abriu na minha vida! Aliás, um caminho que a muito eu desejava!
Oportunidades vem e vão nas nossas vidas… as vezes os caminhos se abrem nos momentos mais inesperados… por vezes desejamos algo e ficamos certos de que só existe um caminho a seguir para conseguí-lo! Hoje, vejo que o importante é estarmos em movimento, é se mexer… é tirar o cabresto para perceber as coisas que giram ao nosso redor…. e seguir nas oportunidades que a vida traz… sem qualquer expectativa ilusória… mas apenas para fazer um movimento!
Quanto a gente menos espera… as coisas que tanto desejamos simplesmente acabam nos encontrando!
Josi Sonagli
Anúncios

One thought on “O Movimento da Vida!

  1. Josi,
    Que alegria! Tenho certeza de que já és uma excelente professora. E não irás te arrepender. É muito compensador. Beijos de tua professora e amiga. Lorena.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s