A Arte do Diálogo!

A oratória é, de fato, uma arte!
Porém, para manter um bom diálogo, não é necessário ter o dom da oratória!
Basta ter a polidez no uso das palavras!

Costumo dizer – parafraseando um célebre autor – que o maior problema de muitas conversas não é “o que” é falado; mas “como” é falado!!
Muitas guerras no mundo, inclusive, surgiram em razão de uma palavra mal dita… dita na hora errada, dita de forma errada.

A aspereza nas palavras pode despertar a ira de quem ouve, e antes de acrescentar algo ao interlocutor, poderá ter um efeito contrário.
Ao ter que dizer para alguém que um trabalho está mal feito, se quisermos realmente estimular que a pessoa se esmere em fazer o melhor, certamente a fórmula não é destacando sua “incompetência”.

Porém, se mostrarmos os pequenos atos que a pessoa já bem fez, ou – se isso realmente não existir – se deixarmos claro que nossa intenção é apenas sugerir uma melhora – afinal, a escolha é de cada um – certamente (creio eu) a pessoa que houve ficará mais instigada a ser melhor, ao invés de se rebelar contra sua própria falha!

Existem diversas situações penosas de serem enfrentadas: demissões… rompimento de sociedades e parceiras… conversas em família… conversas em relacionamento… muitas situações que acabam por sucumbir em brigas terríveis, pelo simples modo de “como” as palavras foram ditas…

Com animus alterados, é realmente difícil ter polidez nas palavras… esperar o momento adequado para se falar o que é necessário, quando despido de raiva e sentimentos negativos extremos, pode trazer um resultado surpreendente para quem fala, ou ao menos uma solução harmônica para um conflito existente!

Falar é preciso sim! A franqueza e a clareza evitam problemas maiores. É por meio de críticas construtivas que reconhecemos nossos erros e temos oportunidade de evoluir!

Porém, aliados a necessidade de repreender, corrigir, falar e ser sincero, penso que o bom uso das palavras evita piores conflitos porque, apesar de quem ouve perceber que errou ou ter que ouvir algo que não gostou, sentirá, antes de tudo, o respeito que está sendo dispensado a sua pessoa!

Josi Sonagli

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s