Aos concurseiros

Hoje o texto é bem objetivo e específico a quem tem algum interesse no assunto. Eu sou funcionário público de Santa Catarina, passei em um concurso em 2006. Venho aqui tentar compartilhar um pouco de minha experiência nessa situação.

Primeiro, antes de começar a estudar pra concurso, entendo que a pessoa deva procurar e estudar a respeitos de quais cargos teria interesse, em que você se imagina trabalhando, como se fosse fazer isso hoje. O que você gostaria de fazer?

Por favor, não faça concurso com aquela visão totalmente ultrapassada que funcionário público não trabalha, não faz nada, passou no concurso e a vida tá resolvida. Isso hoje não existe mais. Hoje quem passa em um concurso tem qualificação suficiente e quer muito mais da vida do que esperar o salário cair na conta a cada 30 dias.

Não escolha um cargo exclusivamente pela remuneração, óbvio que é algo a ser ponderado, mas não o motivo principal.
Depois dessa etapa da escolha do cargo, pegue o último edital e estude o máximo que puder, não deixe nada para trás, mesmo fazendo isso, na hora da prova relaxe. Vão aparecer coisas que você nunca viu, só que seu colega ao lado está passando pela mesma situação.

Siga concentrado e acalme-se! A prova é uma questão muito psicológica, mantenha o foco e siga.

Em relação aos estudos, tenho um pensamento. Em concurso público não temos concorrentes, corrigindo temos sim, nós mesmos. Hoje em dia a grande maioria das pessoas tem acesso ao material de estudo. A diferença está em quem consegue estudar e absorver. Compartilhe materiais, ajude os colegas em alguma dúvida, isso gera uma energia muito legal, não são concorrentes e sim amigos que estão na mesma caminhada.

Quando eu estudava tinha alguns amigos na mesma situação, hoje TODOS estão trabalhando e bem. O lema que levava quando estuda era o seguinte:

– DISCIPLINA E PERSISTÊNCIA.

Não somos máquinas então é normal um dia render muito e outro nem tanto. Relaxe se permita, mas não se engane, hoje ou se estuda focado, ou é perda de tempo.

Frederico A. S. da Luz – 16-05-2012

Anúncios

2 thoughts on “Aos concurseiros

  1. Falou tudo, Frederico, Persistência e Disciplina! O segredo para conqusitar tudo nesta vida!!
    Gostei muito!

  2. Querido Frederico. adorei o teu conselho pra quem deseja fazer concurso publico,
    ajuda muito. beijos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s