Carta ao MEU Pai

Complicado escrever algo para meu Pai.

Bem, vamos lá!

Pai, já te disse algumas vezes o quanto tenho orgulho de ti. Da postura que tens frente à vida. Da forma como vejo que consegues trabalhar o vazio que todos temos. Confesso que demorei certo tempo para compreender que estás totalmente certo na forma de ser, agir e viver.

Te vejo com uma pessoa focada em ajudar os outros. Muitas vezes esquecendo de ti. Hoje compreendo que quando eu era mais jovem na época de criança e adolescente, sentia tua falta. A falta de tua presença física. Não estou dizendo que foste ausente, longe disso, sempre que precisei estavas ali, sabia que podia recorrer a ti.

Tua militância política entendo que me furtou de certa forma de usufruir mais de tua presença, mas quem não tem pendências com o pai, ou a mãe? Acho isso à coisa mais normal do mundo. Hoje percebo que era de certa forma coisa de um menino egoísta que queria atenção.

Que bom que descobriste que o que viemos fazer aqui é ajudar ao outro, melhorar o mundo de alguma forma. Lutar para diminuir a diferença gritante que existe entre as pessoas, tanto financeira, como intelectual e espiritualmente.

Em conversas que tivemos Pai, percebi que acreditas que a vida se restringe aqui a este planeta, e quando partimos, seguimos vivos na lembrança das pessoas, pelo legado que deixamos. Confesso que não concordo com essa tua crença. Não haveria lógica nenhuma nisso, não que ache necessário que todas as coisas da vida tenham, até por que onde esta a lógica de nos apaixonarmos por alguém?

Enfim, escrevo para simplesmente agradecer, por me mostrar através das atitudes e postura o que realmente é importante. A palavra, o gesto, a atitude, a simplicidade, ou seja, as pessoas, o ser humano, tratá-lo como um verdadeiro irmão, que temos que compartilhar e crescer. Entendo que a lógica do mundo hoje está invertida. Hoje funciona assim, para alguém ganhar, um tem que necessariamente perder. Isso não pode ser a realidade, todo mundo pode ganhar, compartilhando, crescendo, aprendendo, evoluindo.

Pai, apesar de algumas divergências que temos, que na verdade são poucas, gostaria que soubesse o quanto te amo e te admiro, és um exemplo para mim e para todo mundo que te conhece.

Te amo!

Frederico A. S. da Luz – 12-05-2012

Anúncios

22 thoughts on “Carta ao MEU Pai

  1. Lindo, texto, Fred! Lindo, perfeito!
    Não precisamos concordar com tudo que nossos pais fazem, mas saber reconhecer o quanto se dedicam por nós, e pensam estar sempre fazendo o melhor, e se esmeram pelo melhor, é uma sabedoria! Todos erramos, por isso mesmo nas divergências nossos pais, ou melhor, aqueles pais que honram o título não perdem todo o brilho!! Muito lindo, Fred!! Beijões!!!

  2. Fred, lindo esse texto. Acho que todo pai gostaria de receber uma homenagem assim. Infelizmente não consegui fazer uma assim para meu pai, e ele se foi…Parabéns pela iniciativa. Fiquei emocionada.

  3. FREDERICO LINDA A HOMENAGEM!!!
    Conheci teu pai há muito tempo. Nesse tempo já era uma pessoa de muita admiração.
    Quando existe amor, acredito, que tudo se torna mais fácil. Fácil em enfrentar todos os momentos que a vida nos proporciona. Tua família é maravilhosa!!! Sou suspeita….
    Realmente muito emocionante a tua homenagem!!!!
    bjs nessa família maravilhosa
    Evany

  4. oiiii Frederico!!!parabéns mto lindo o que vc escreveu….o melhor presente que Deus nos deu foi nossos Pais…entao cuida e da mto amor a eles…eu nao tenho mais os meus e uma saudadess que doi eternamante…parabéns….

  5. Oi amigo Frederico, fiquei encantada com a essência do teu texto. Feliz do pai que tem um filho como vc. Não conversamos muito pessoalmente mas sou uma admiradora e tanto de vc. Grande abraço. Pilar

  6. Fred, já faz um tempo.
    Hoje quando você comunicou do numero de acessos, eu disse hoje vou tirar um tempo para mim.
    Aqui estou, já é tarde da noite, e a “carta ao meu pai”, foi o escolhido para ler e reler.
    Reler porque tem muita coisa para tirar, principalmente dos sentimentos, os quais tive durante o dia. Não sei porque, mas já faz uns par de anos que perdi meu pai em acidente de carro.
    Posso até dizer pela idade era jovem, pois tinha 57 anos e plena saúde.
    Homem de cultura alemã, personalidade forte e de poucas palavras, trabalhador, íntegro e honesto e professor.
    Hoje vivo a vida, mas poderia ter outra com certeza.
    Um abraço

  7. Que bom ouvir isso de um filho..Voce é um amor, e seu pai deve ter muito orgulho de voce.
    Ele tambem é uma simpatia!
    Beijo grande parabens pelo texto
    😉

  8. Fred,

    Com a função da festa do findi não passei aqui para ler esse texto lindo!!!!

    Só posso te dizer uma coisa: Está perfeito! Este foi o que eu mais gostei de todos até agora! Eu falo de forma pq do conteúdo nem se fala né??? Maravilhosa declaração de amor e respeito!

    Parabéns!

    bjão

  9. Muito linda sua homenagem a seu pai e sua Família amigo, pois ainda bem que reconhecesses isso e demostra, também acredito que a Família é a base de tudo em nossas vidas,
    Muito bom, parabéns!!!

  10. Frederico! Gulherme! Nessa!Leonor!Antônio Augusto Neto, meus pais meus irmãos, minha grande familia, meus amigos, amigas, companheiros e companheiras.
    A energia de meu caminhar é alimentada pelos passos de vocês que carregam amor, amizade, companheirismo e solidariedade. Sem vocês eu não existiria.
    Hoje todos que me “aprontaram” fizeram testes. Só posso dizer a vocês que estou muito
    bem do coração, fiquei sem palavras para retribuir todo esta enorme energia recebida.
    Que ela retorne a cada um com toda a admiração, respeito e orgulho que tenho em compartilhar deste mundo com vocês.
    Tenho em mim parte de vocês, pois existe muita sinergia ao caminharmos.
    Beijo no coração de cada um. VOCÊS SÃO D + .
    Mil gracias, vocês me emocionaram muito.

  11. Mano tuas palavras me levaram as lágrimas, bem que isso não é muito difícil de acontecer rsrs.

    Te amo!
    Obrigado por compartilhar.

  12. Por muitas vezes sorri quando ele me carregou na garupa, por outras tantas admirei-o por sua coragem e coerência frente as adversidades da vida, algumas também chorei de saudades quando a distância era grande entre nós.

    Nosso pai esteve sempre presente nos momentos importantes de nossas vidas, e quando algum empecilho o impossibilitava sua presença tenho certeza que a vontade dele era de estar ao nosso lado. Assim como tu disseste, nem tudo foi mar de rosas, mas tenho certeza que nosso amor ultrapassou qualquer dificuldade.

    Amo meu pai, assim como toda minha família, e, acima de tudo, o admiro por todo passo correto em busca daquilo em que acredita. Compartilho deste sentimento contigo, e acredito que para sempre seremos para ele aqueles bebês os quais ele diz ter pegado apenas com a palma da mão.

    Nossos caminhos foram diferentes, tanto o teu, quanto o meu ou o da Nessa, mas essa ligação tenho certeza que sempre existirá, graças a estes laços com que nossos pais souberam carinhosamente tecer. Agradeço a qualquer força maior que tenha me trazido a este mundo, e mais ainda por ter ela me permitido desfrutar da companhia destas pessoas maravilhosas que compõem nossa família.

    Te Amo, Mano.
    Te Amo, Mana.
    Te Amo, Mãe.

    Parabéns pelo teu dia. Te amo muito PAI.

  13. Me emocionei, eu gostaria de ter dito algumas palavras nesse sentido para meu pai, não falei, e hoje já há mais como fazer isso, grande lição Frederico, parabéns pela coragem!!

  14. FREDERICO, MUITO LEGAL, TENHO CERTEZA QUE O GUTO QUANDO, SE EMOCIONOU E SENTIU MUITO ORGULHO. DIVERSIDADES COM OS PAIS É
    NORMAL, PRINCIPALMENTE NA ADOLESCENCIA, HOJE, MAIS EXPERIENTE
    TU ENTENDES´JÁ MUITAS COISAS, POIS OS PAIS PRECISAM ANDAR, BUS
    CAR SEUS IDEAIS, E DAR BONS EXEMPLOS AOS FILHOS.(ESTE É NOSSO
    MAIOR LEGADO). E O QUE AINDA NÃO ENTENDEU, O DIA EM QUE FORES
    PAI, COMPREENDERAS!!! CURTE MUITO TEUS PAIS SÃO TUA MAIOR RI
    QUEZA!!! FELICIDADES!!! CONTINUAS ASSIM!!!BJ.
    GUTO MUITOS BRINDES!!!!!
    BRINDES Á TODOS!!! VIVA A VIDA!!!!!

  15. Seu pai deve ser um cara legal… 😉 sendo essa homenagem para ele… espero que ele saiba retribuir a tanta consideracao e carinho… e tudo que quase uma corrente… mas mesmo assim por vezes ela arrebenta… e nem por isso o mundo para de girar!!!

  16. Que lindo e q coragem de expresar o sentimento do Amor ,principalmente qdo éste é pelo Pai,hoje en dia a juventude tem “vergonha” en demonstrar tão grandioso sentimento.
    Bonito exemplo de filho.Tenho certeza q hoje seu pai deve estar Orgulhoso de você!
    Te admiro mto .Abraços

  17. É Frederico, linda essa homenagem ao teu pai, grande pessoa e grande amigo. Indiscutivelmente, demonstras o amor e apreço que tens para com teu pai, e é tão lindo ver uma prova de como esta. Parabéns, Frederico!

  18. Fred,

    Considero a relação que vc tem com seus pais um exemplo pra eu seguir, te admiro muito!

  19. oi Frederico, adorei tua declaração de amor,que bom é poder expresar nossos sentimentos dessa maneira, as vezes temos dificuldade de dizer pessoalmente,existe uma barreira invissível entre pai e filho (não todos claro), que nos impede de exteriorizar o que sentimos, parabéns, abraços!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s