O SE, não existe

Quem nunca alguma vez na vida se percebeu pensando da seguinte forma:

– SE eu tivesse feito isso…

– SE eu tivesse feito aquilo…

Algumas pessoas tentando justificar seu momento atual alimentam e reforçam decisões que hoje avaliam não terem sido as mais adequadas à época.

Não podemos de forma alguma, nos cobrar que tenhamos tido uma decisão diversa, baseado nas experiências e vivências, após a decisão tomada, ou seja, com a experiência de vida que obtivemos posteriormente.

Não é melhor, ao invés de lamentar a decisão, hoje entendida como equivocada, aprender com toda experiência que ela proporcionou? Crescer, evoluir, subir mais um degrau, estamos aqui para isso, seja no aspecto, pessoal, profissional, espiritual. Cada um respeitando seu tempo.

Não podemos voltar no tempo, então é bola pra frente. A vida é assim, feita de erros, acertos, vitórias, derrotas, momentos felizes, tristes, faz parte. Ficar lutando contra fatos que não temos como mudar é perda de tempo, desgaste de energia. Saia deste ciclo aproveite a situação para crescer, ficar mais forte.

Falando parece simples, sei que não é. Me considero um ótimo teórico. Quando falamos de sentimentos, sensações, não podemos usar a matemática, não existe conta exata, são vários fatores, e a ordem destes influencia e modifica o produto.

Só que temos, mesmo que não seja simples, muito menos fácil, aprender com tudo que a vida nos ensina. As coisas que acontecem a nossa volta e nos fazem refletir, pensar, ficar triste, recluso, na verdade são apenas gatilhos, esses sentimentos que elas ressaltam estão em nós, o fato ou situação só fez aflorar aquilo que temos que resolver internamente.

Não somos perfeitos, e sim humanos, suscetíveis a erros, falhas, desencontros. Viemos para esta vida, para evoluir, ser feliz, mesmo que às vezes não pareça muito bom, e até péssimo. Tudo serve para alguma coisa, que com o tempo irá ser compreendida. Isso é uma crença minha, me ajuda a superar os momentos difíceis.

Frederico A. S. da Luz – 09-05-2012

Anúncios

5 thoughts on “O SE, não existe

  1. Somos espìritos milenares, encarnação após a outra,com o unico objetivo: Evoluir!
    Isso quando somos abençoados pela encarnação. E aqui nessa vida, queria as leis divinas que nos aproximássemos como amigos, irmãos no caminhar. Gosto muito de voce!! Parabens pelos textos muito lúcidos!
    Beijos da sempre amiga MEG

  2. Frederico,
    É minha primeira incursão nesse seu blog. Confesso que os textos que li, me surpreenderam, pela profundidade e maturidade com que você escreve. Penso também que é para frente que se deve olhar. As decisões que tomamos, sempre são as mais adequadas para aquele momento de nossas vidas, mesmo que hoje entendamos que poderíamos ter feito de outra forma, era a experiência que precisávamos viver.
    Portanto, agradeçamos e fiquemos orgulhosos pelo que decidimos, pois a pior decisão é não decidir. E aproveitemos o aprendizado ou curtamos o acerto da decisão. Que Deus te ilumine e a sua família maravilhosa, da qual tenho a honra de ser amigo há muitos anos.

  3. Muito bons os teus textos!!! Estou gostando de ler e concordo muito com esse, com tua maneira de pensar sobre =D
    bjo

  4. Primo Amado,

    Na minha opinião estás completamente certo qdo fala dos aprendizados que cada experiência (boa ou ruim) pode nos proporcionar!

    Na vida aprendi muito mais com as coisas que podiam ser de uma forma e acabaram sendo de outra… E “se” fosse diferente? Se fosse diferente não teria aprendido e talvez continuasse cometendo erros que hoje não cometo mais!

    Os teus textos estão ótimos e o blog é um sucesso!
    Parabéns!

    bjão
    Te amo!

  5. Grande Frederico

    Teu Blog esta muito bom, esta repassando para os amigos e leitores a tua forma de ver o mundo… E que a cada dia esta evoluindo, gosto dessa tua forma de ser um eterno aprendiz, com um coração muito bom.
    Esse teu texto me lembrou aquela frase do Fernando Pessoa
    Tudo vale a pena quando a alma não é pequena..
    Como teu amigo posso te garantir.. pra ti tudo vai valer a pena..

    Um forte abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s