Problemas: será que eles existem?

Você percebe o quanto as pessoas, hoje em dia, dizem estar sem tempo para nada. Justificam esta afirmação, atribuindo aos vários problemas que elas entendem que tenham que enfrentar em seus cotidianos. Por exemplo: no trabalho há muita cobrança e não remunera adequadamente, o carro que passa na oficina, a gasolina que não para de subir, o marido/esposa que não dá atenção… Será realmente que existe essa enorme quantidade de problemas? Ou talvez, isso não esteja sendo potencializado pela forma como as pessoas estão encarando suas dificuldades?
O que na verdade é um problema? Tente utilizar o seguinte raciocínio, para elucidar esta questão: partindo da seguinte premissa de que todo problema tem uma solução, ou seja, há uma forma de resolver a situação problemática não seria mais adequado apenas visualizar a palavra “problema” como uma meta difícil, mas possível de ser alcançada? Isso não nos levaria a perceber que podemos encontrar uma “resolução” da situação que definimos como um problema?

Dessa forma, percebendo que é verdadeira a premissa de que o problema necessariamente deve ter uma solução, o mesmo não deixaria de ser um problema? Então qual a vantagem de ficar preocupado ou desgastado, devido aos problemas já que estes pelo exposto na verdade não existem? No caso de todo problema ter uma solução, ao obter-se esta, aquele deixa de existir, ficando resolvido, momento que se vê a importância de procurarmos a solução no lugar de lamentar os problemas.

Agora analise outra situação, há “problemas” em que a solução não depende da nossa vontade, ou não esta a nosso alcance a resolução. Deve se ter serenidade e compreensão para aceitar que existem coisas que fogem a nossa capacidade, e isso faz parte da vida. Se não fosse assim com certeza meu time de futebol seria campeão todo o ano, só pela minha vontade.

As pessoas são capazes de enfrentar e superar problemas, ou melhor, obstáculos que são de difícil superação, mas que não são impossíveis de serem ultrapassados. No final das contas, devemos ter em mente que a real importância está na satisfação obtida ao resolver um desses “grandes problemas”, essa conquista é algo que deve ser apreciado e valorizado.

Então por que não focar no lado positivo do problema?
Não tenham dúvida, ele existe.

Frederico da Luz – 02-09-2010

Anúncios

3 thoughts on “Problemas: será que eles existem?

  1. Grande verdade! Todo problema sempre tem um lado positivo!
    Sempre nos leva ao amadurecimento! A olhar as coisas por outro lado!
    Uma vida despida de problemas… acaba virando uma monotomia!
    Coisa boa é o gostinho da comemoração! De se ver um vencedor! e poder dizer: Eu consegui!
    Boa reflexão!

  2. sempre temos que tentar, pelo menos achar o lado possitivo, acho que sempre ele vai ter, basta agente querer achar!!! :DD

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s