Expectativas e frustrações

Como é difícil, não criar expectativas na vida. Muitas vezes desejamos algumas coisas e por uma série de fatores, elas acabam não acontecendo. Saber lidar com frustrações é um dos aprendizados da vida.

Não podemos ter tudo que desejamos, entender, compreender e aceitar muitas vezes não é simples. Lidar com os sentimentos de uma expectativa não atendida, uma frustração, pode ser algo difícil.

Existem frustrações que os fatores estão ao nosso controle, digamos, depende da gente fazer, ou não, determinada coisa para atender a expectativa, nesses casos acredito que seja até mais fácil lidar com a frustração, pois de certa forma foi uma escolha nossa, não fazer, ou não se esforçar o suficiente pra tornar a expectativa realidade.

Há situações que colocamos expectativas em relação a uma atitude de outra pessoa, esperando que esta haja de determinada forma pra atender uma demanda nossa, o que as vezes também pode gerar frustração. Nesse caso, acredito que colocamos um peso demasiado no outro, no entanto, os sentimentos que essa frustração gera, mesmo sabendo que talvez o “erro” tenha sido nosso, no sentido de ter criado a expectativa sobre uma ação do outro que não se concretizou, os sentimentos são mais intensos, pois não temos controle sobre as atitudes de outra pessoa.

Temos poucas certezas na vida, uma é que iremos decepcionar alguém, e alguém irá nos decepcionar… provavelmente isso acontecerá algumas vezes na vida.

E o que fazemos com as expectativas não atendidas? As frustrações? O sentimento que elas geram são incontroláveis, mas passam, como tudo na vida. Devemos tentar crescer com eles, apesar de muitas vezes não ser fácil, tão pouco simples.

Acredito que tudo na vida tem sua hora e seu momento, se ainda não aconteceu, é por que não era pra acontecer até agora. Quem sabe ainda não aconteça?

Acredito que a vida nos proporciona o que precisamos, não o que queremos, e se talvez hoje, não compreendemos determinada frustração, com certeza a vida nos mostrará o porquê da caminhada ter seguido outro rumo naquele momento.

Expectativas são positivas? Sim. Desde que sejam razoáveis e saibamos lidar com as frustrações que possam surgir, crescendo com elas.

Frederico da Luz – 26-06-2018

Anúncios

2 thoughts on “Expectativas e frustrações

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s