Lições que trazem as crianças!

Passou-se, pois, o Dia das Crianças!

E então, como foi seu dia? Deixou vir a tona um pouco, o seu lado criança? Aquele, de brincar com a vida.. de descontrair! De ser espontâneo.. de dizer o que pensa, com a mais pura delicadeza… De ser sincero, sem ofender! De se permitir conhecer coisas novas… De perguntar o que não sabe… De perguntar de novo, se não entender…

De saber que tem horas que tem brincar e hora de fazer as tarefas… mas que tem sim hora de brincar… de se divertir… e na hora de brincar, pode tudo! Pode fazer o que quer, se vestir como quiser… não precisa se preocupar com o que vão dizer, preocupa-se apenas em ser feliz!

E então, como está o seu lado criança?

O que mais admiro nas crianças é a sua espontaneidade e inocente sinceridade! É uma pena que ao longo dos anos, vamos deixando esta espontaneidade ser substituída por valores e preocupações que muitas vezes sequer nos tornarão pessoas melhores… Vamos largando nossa espontaneidade, por movimentos muitas vezes automáticos… vamos agindo no embalo da multidão, sem nos darmos conta do que realmente nos agrada… do que realmente deixa a nossa a vida mais leve…

Crianças sonham muito, e acreditam fielmente que todos os seus sonhos são possíveis! Se encantam com as pequenas coisa…
E, se algo não mais lhes agrada, batem o pé! Eis a grande lição! Se querem ficar; se querem sair; se não querem comer… não importa, querem é sentir-se bem! E, se são contrariados, não ficam inertes.. alheios.. girando quietos em torno de algo que não querem mais… usam de todos os seus recursos para buscar um pouco mais de “bem estar”!

Somente continuam onde estavam ou agem contra as suas vontades, por questão de obediência e respeito aos adultos, mas apenas quando percebem que, naquela ocasião, não há mais nada a ser feito! Mas… jamais desistem antes de ao menos ter tentado…

E depois de crescermos… quantas coisas mesmo continuamos fazendo sem que nos agrade, sem que nos trague leveza, porque… porque mesmo?

Quantas vezes deixamos a inércia, o medo, ou o comodismo tomar conta de nós, por acharmos que a luta seria em vão? Ou por temer a luta?
Quantas vezes retardamos nossos sorrisos… por deixar de insistir por ao menos mais uns instantes?

Sim, as crianças encantam com seus sorrisos, gargalhadas; seus gestos carinhosos. Mas, a cada olhar, a cada questionamento, a cada gesto de “teimosia” trazem uma lição de persistência, que muitas vezes chegam a tirar a paciência daqueles que estão ao redor, pois somos incapazes de perceber as lições de sua insistência.

E esta situação, me põe a pensar: e nós, nas adversidades e necessidade de fazer algo de melhor por nós mesmos, conseguimos ser tão persistentes?

Josi Sonagli

Anúncios

One thought on “Lições que trazem as crianças!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s