TUDO ÀS CLARAS!

Conheço, e certamente você também conhece, diversas pessoas que são naturalmente francas! Muito francas, dizem tudo o que pensam, muitas vezes até sem pensar muito!

Para essas pessoas, se existe algo que precisa ser dito, será dito, doa a quem doer! Não entendem como pode alguém passar a vida guardando coisas!

Porém, para muitas outras pessoas, não é fácil dizer tudo que sentem e pensam! Eu sei bem disso! Sou naturalmente, assim! Ser claro é algo que podemos fazer de forma branda e pacífica.. mesmo assim, traz em um primeiro momento, a reação imediata de repulsa daquele que ouve! Em geral, quem ouve uma verdade dita com custo traz o sentimento inicial de raiva ou revolta! Por isso, penso eu, é muitas vezes difícil deixar as coisas às claras!

Mas, como toda a pessoa que tem dificuldades de dizer o que pensa… passei por momentos difíceis… de um grande stress emocional, porque eu simplesmente queria que a outra pessoa pensasse como eu, percebesse certas coisas… sem que eu tivesse o mínimo de trabalho de dizê-las!

Sim.. achava que ela deveria ter uma bola de cristal (só pode né) para que soubesse todas as minhas razões. Não aceitava as suas atitudes, que me pareciam absurdas… mas não falava isso! Em verdade… as atitudes não eram absurdas.. era apenas a percepção que pessoa tinha das coisas… diferente da minha.

E assim… como cada circunstância difícil na vida traz para nós a oportunidade de escolha.. me vi diante de dois caminhos: ou aprendia de vez com a situação, para tornar as coisas mais claras, ou continuava na mesma… e insistindo na ideia insana que de a outra pessoa tem que adivinhar o que estou pensando.

Mas, naquela situação, se eu escolhesse continuar o que estava fazendo, teria uma grande perda! E esta era a questão: eu não queria aquela perda! Então, tive que enfrentar! É claro que a gente não evolui assim, de uma hora para outra, de modo que uma conversa seria algo impossível para mim daquele momento! Então, aproveitei o que de bom traz a tecnologia e escrevi um longo e-mail com tudo aquilo que me incomodava! Quando apertei o “enviar” – imaginem – minha alma simplesmente se esvaziou! A leveza é algo que definitivamente não se compra! Se conquista!

E seguindo a este bom estado de alma, qual não foi a minha surpresa… não posso dizer que sei qual a reação imediata da pessoa, ao ler, pois lá eu não estava! Temi todas as piores consequências, mas o resultado foi surpreendente: colhi apenas ótimos frutos, e o impasse simplesmente se solucionou de uma vez!

Depois disso é que comecei a perceber que a “clareza” é algo que nos eleva.. e que nos deixa leve para seguir! Temendo reações adversas, por vezes deixamos de ser claros, e um pequeno mal estar pode sucumbir em um grande conflito!

Sei que ser claro e franco não é algo fácil: é algo que requer treino! Mas é algo indispensável para a harmonia das relações. E não importa que relação: de amizade, de família, amorosa, de trabalho, de grupos quaisquer… embora em um primeiro momento a raiva ou repulsa sejam inevitáveis, a clareza é algo que faz bem tanto para quem fala, quanto para quem ouve!

Para contornar um pouco esta dificuldade, eu – particularmente – adoto a técnica de pensar nas palavras que direi, e, em especial, sentir o momento oportuno!

Embora não seja algo fácil, é simples, e definitivamente, tem trazido bons frutos! Por isso – penso eu – vale muito a pena ser franco! Afinal, ninguém leva consigo uma bola de cristal!

Anúncios

One thought on “TUDO ÀS CLARAS!

  1. Gostei muito do texto, me fez refletir..

    Passei por situação semelhante com um amigo, mas não tive coragem de expor, “de ser clara”, por receio talvez, de como a pessoa fosse reagir. Acabei simplesmente me afastando embora tenha um carinho imenso por esse amigo!

    Beijo, Karima.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s