O cigarro e o chato

Não entendo como as pessoas conseguem fumar. Sei que é um vício, e vicio é um tipo de doença não escolhemos ter, ou não, simplesmente temos. No entanto, como não questionar o motivo que leva a uma pessoa a fumar.

Hoje a informação é mais que difundida, todo mundo tem conhecimento dos malefícios que ele faz. Antigamente tudo bem, o cigarro era um símbolo de liberdade, de status. Hoje entendo que fumar é um insulto a inteligência, sou chato em relação a isso, meus amigos fumantes que o digam. Estatísticas retratam a quantidade de pessoas que morrem devido a ele. E por que as pessoas seguem fumando?

Tenho uma teoria sobre o assunto. Conversando com uma de minhas avós (sou um sortudo tenho minhas duas avós) ela disse que leu uma reportagem que o cigarro é um forma com que os fumantes tem de se acalmar, não só pelo efeito relaxante da droga em si, e sim pela atenção que o fumante dispensa a respiração na hora de fumar.

Loucura, o fumante fuma para respirar melhor, ele se acalma por que sua respiração entra em um ritmo mais agradável e isso o relaxa, tranquiliza. Confesso que não sei se essa teoria é real, ou realmente verdadeira, resolvi escrever para compartilhar e incentivar meus amigos fumantes, os quais eu quero muito bem a parar de fumar. Existem outros vícios melhores.

Sei que simples não é, confio na força de quem quer e decide mudar, não pelos outros, mas por si, apenas para demonstrar que é mais forte do que um vício…

Frederico A. S. da Luz – 08-06-2012

Anúncios

3 thoughts on “O cigarro e o chato

  1. Eu fumo desde minha adolescência. Só parei no momento em que soube da minha gravidez. Sou viciada, não posso ficar sem cigarro em casa. Mas, não fumo em locais fechados nem perto de crianças, não gosto do cheiro do cigarro, não jogo no chão, e mesmo fumando pouco acho que não tem mais cabimento. Voltei por motivo emocional e nunca mais consegui parar. Lavo as mãos, escovo os dentes, como balinhas para tirar o cheiro… Já tentei o chiclete, o adesivo, o Bup, o tratamento feito pelo INCA e infelizmente tive efeitos colaterais do medicamento que me obrigaram a parar o tratamento. Falta ainda
    o Champix(não sei se escrevi corretamente) mas o custo é alto. Enfim, descobri um médico que trata desse tipo dependência, e vou tentar mais uma vez.
    Concordo que é um vício horrivel, um desperdício de dinheiro e prejudica sim a saúde. Espero que desta vez eu consiga. Ah! Já tentei também aculpuntura…..Boa sorte aos que desejam parar como eu.

  2. CIGARRO, É CHATO, FEDORENTO, DESAGRADÁVEL E PREJUDICIAL Á SAÚDE!!!!
    DIGO E ASSINO EMBAIXO, FUI FUMANTE POR 18 ANOS, APRENDI NA ESCOLA, MINHAS COLEGAS COMPANHEIRAS ERAM FUMANTES, E PARA NÃO SER O PATINHO FEIO DA HISTÓRIA ENTREI, TINHA 14 ANOS, FUMAVA ESCONDIDO, POIS NA MINHA CASA NINGUEM FUMAVA, O PAULO, HOJE MEU MARIDO, NAQUELA ÉPOCA ERA MEU NAMORADO, NÃO FUMANTE, BRIGAMOS MUITO, E VÍCIO VENCEU.
    ENGRAVIDEI, CASEI, GRAÇAS Á DEUS,QUE DURANTE AS GESTAÇÕES, ANTES MESMO DE SABER EU ENJOAVA O CIGARRO, PORÉM, NASCIA O BEBÊ, E EU CONTINUAVA.
    TENHO DOIS FILHOS, JUNIOR E NATÁLIA, DOIS FUMANTES.
    SOU UMA PESSOA ANSIOSA E DEPRESSIVA (FAÇO TRATAMENTO), NO AUGE DAS CRISES CHEGAVA A FUMAR ATÉ 03 MAÇOS DIARIOS(CHARME BOX), NEM SEI SE EXISTE AIDA HOJE,MEUS FILHOS QUANDO PEQUENOS, PEDIAM, ATÉ BRIGAVAM COMIGO, E EU CONTINUAVA, JUNIOR AOS16 ANOS, ENTRO EMSEU QUARTO, ELE BEM DEITADO, FUMANDO, TIVE UM ATAQUE, NÃO PODIA SER, ME SENTI APIOR MÃE DO MUNDO, POIS O MAU EXEMPLO FOI MEU, (JR. HOJE TEM 31 ANOS) CHOREI, ESPERNEI, IMPLOREI, O PESO DA CULPA ERA ENORME, QUASE MORRI DE DESGOSTO, ELE ME DIZIA: MÃE NÃO ESQUENTA A CABEÇA, NÃO FOI CONTIGO, APRENDI COM OS MEUS AMIGOS, COMPANHEIROS, TODO MUNDO FUMA.
    FIQUEI APAVORADA, MINHA CONSCIÊNCIA PESO, E EU SÓ TINHA UMA COISA Á FAZER; PARAR DEFINITIVAMENTE DE FUMAR.
    CHAMEI O JR E DISSE: VOU TE DAR UMA PROVA DE AMOR PRÓPRIO E DE AMOR Á TI, MEU FILHO, APARTIR DESDE MOMENTO,APÓS O ALMOÇO DO DIA 23/06/1996, A MÃE TE PROMETE, NÃO FUMAR MAIS,E TE PEÇO DEIXA POIS TU ESTAS INICIANDO NÃO TENS O VÍCIO, EU FIZ MINHA PARTE, ELE JÁ DIMINUI,MAS NÃO DEIXOU, NATÁLIA TAMBEM FUMA, ME PROMETEU QUE DEPOIS DAS ELEIÇÕES VAI PARAR, E EU ESTU ACREDITANDO E TORCENDO QUE REALMENTE ISTO ACONTEÇA.
    POR ESTE EXEMPLO, EU DIGO: QUERER É PODER!!!!
    HOJE JÁ FAZEM MAIS DE 16 ANOS QUE DEIXEI DE FUMAR, SEM TER NENHUMA MINIMA RECAÍDA, CIGARRO, É PASSADO, NUNCA SAENTI A MíNIMA VONTADE DE DAR UMA FUMADINHA SEQUER. SEI SOU UMA PESSOA DETERMINADA, MAS A CULPA DO MAU EXEMPLO PESOU MUITO, E POR MEUS FILHOS FAÇA TUDO PARA DAR E MOSTRAR O MELHOR, NADA MELHOR QUE O BOM EXEMPLO. CONCORDA???
    AOS FUMANTES, SE AMEM MAIS, SENTIRAM MAIS PRAZER EM TUDO, O OLFATO, O PALADAR SERÁ SENTIDO, E TUA SAÚDE, CORAÇÃO E PULMÃO VÃO AGRADECER.
    SE HOJE TU TIVERES ESTE PROPÓSITO, NÃO DESISTA, INSISTA, PORQUE TU ÉS CAPAZ, ESTA DETERMINAÇÃO E RESPONSÁBILIDADE É TUA E DE MAIS NINGUÉM!!
    VIVA A VIDA COM MAIS CHEIRO,MAIS SABOR, MAIS AMOR E ACIMA DE TUDO MAIS SAÚDE!!!!!!
    TENHA FORÇA, FÉ E CORAGEM TU ÉS O MOTORISTA DE TUA VIDA!!!
    BOA NOITE Á TODOS, ESPERO TER CONTRIBUIDO.
    DESCULPEM ME EXTENDI UM POUCO!!
    FREDERICO, CONTINUA, POIS A REFLEXÃO É IMPORTANTE!!!! BJS!!!

  3. Essa teória de fumar é coisa de status não me convence…
    A minha teoria é igual a das pessoas que fumam maconha, que fumam pra se achar os “bad boys”, os famosos “erradinhos” da turma.
    E agora com essa ideia maluca de liberar a maconha o pessoal vai começar a cheirar cocaína pq é proibido, é perigoso… é “LEGAL”
    TODOS sabemos que liberando essa substância a criminalidade vai baixar… mas o hábitos vão piorar, devido a facilidade ao acesso, e outras drogas vão se tornar mais “atrativas” aos “bad boys”
    Espero estar errado!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s