O paradoxal discurso entre a Fé e a Religião

 

Em todo o Planeta Terra, o embate entre a Fé e a Religião é tema que já alcançou proporções inimagináveis. A “FÉ” é algo sem conceito próprio, mas que traz em sua expressão a ideia de que existe uma energia, uma força transcendente, capaz de transformar coisas impossíveis em realidade; capaz de fazer qualquer pessoa realizar aquilo que deseja.

A Fé é o “algo” que motiva a grande maioria das pessoas a ir em frente, a superar adversidades, a acreditar que as piores turbulências da vida tem um propósito muito maior do que a dor do momento.

Em nome da Fé, diversas religiões se propagaram pelo mundo, pregando princípios morais, regras de conduta, respeito ao próximo e a existência de um ser superior, capaz de reger todas as coisas.

O que me espanta, porém, é que as piores guerras do planeta, o pior massacre que a humanidade pode vivenciar, teve justamente motivação religiosa…

De um lado a religião em nome da Fé; de outro a indiferença em razão do desrespeito às diferentes crenças e formas de se buscar a almejada Fé.

Mas se “Fé” não se define e se nunca chegaremos a uma certeza a respeito desta força transcendente, faz sentido tanto conflito em nome de diferentes crenças?

As diversas correntes religiosas, com suas diferentes pregações, permitem um caminho evolutivo, uma vez que são justamente as divergências de opiniões que levam as pessoas pararem para refletir sobre a sua condição humana, e o propósito de vida que se queira levar.

Não podemos ainda nos cegar para o fato de que algumas religiões surgiram antes como instrumento de dominação, do que como meio de difundir a Fé.

A Fé independe de religião.

Existem pessoas de extrema Fé que não seguem religião alguma; há outras porém que são religiosos fervorosos, mas não descobriram, ainda, o sentido da Fé.

Por isso penso que ao difundirmos o bem que sentimos por seguir uma convicção religiosa e os incríveis feitos alcançados pela Fé, sejamos tolerantes com a resistência alheia e com as diferentes crenças, para que cada pessoa seja capaz de encontrar a sua própria forma de vivenciar os incríveis caminhos da Fé.

E você, como pensa?

Josi Sonagli

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s