Comunicação

Temos dificuldade de expor o que realmente queremos. Fazer com que a pessoa que recebe a informação entenda. Não é simples, e essa falha da comunicação impacta o resultado de um trabalho. Se necessitamos da informação A, nossa expectativa é receber a informação A e não a B ou C, então é necessário pedir claramente a informação A, concordam?

Isso não é simples. Comunicar-se de forma clara e objetiva evitaria muitos problemas e potencializaria o trabalho, evitaria o retrabalho, enfim só haveria benefícios.

E por que muitas vezes não conseguimos transmitir a informação de forma clara e objetiva? Entendo que a solicitação de um trabalho, ou informação, necessita de um mínimo de formalidade. Dessa forma tudo fica mais claro. Ao solicitarmos determinada informação devemos delimitar ela de forma objetiva e clara, para que quem a recebe consiga absorver e entender a solicitação.

Isso tudo pode parecer simples. Pela experiência que tenho um dos grandes gargalos do trabalho é a falha na comunicação. Muitas vezes talvez o problema esteja em quem solicita, que em alguns casos não sabe na verdade o que quer.  Nesse caso não existe solução, qualquer coisa apresentada será suficiente.

Comunicar é essencial, então que tal dispensarmos um pouco de nosso tempo pensando a forma de como melhor realizar essa atividade que é simples, e ao mesmo tempo complexa e essencial.

 

Frederico A. S. da Luz – 16-07-2012

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s