Cuidando de Si, Você cuida melhor de seu Amor!

Ei, não estou falando somente para aqueles que, neste momento, têm um companheiro(a)! Eu, aliás, neste momento, nem o tenho! Mas falo do amor de todo o jeito! E vale para o relacionamento com irmãos, pais, filhos, amigos íntimos! Aqueles seus amores que nos vai e vem da vida estão sempre por aí!

Muitas vezes a gente se pega renunciando coisas além do necessário para agradar nossos amores e..o que acontece… é que a gente vai se sufocando…

Não.. não é o outro que nos sufoca! É a gente mesmo! E vai fazendo pelo outro, vai pensando mais no outro do que em si. E de repente, começa a perceber que nada mais do que você faz parece ter sentido, e o pior, não agrada! E então, passamos a pensar que o problema está nos outros que não nos completam, que não nos entendem… pensamos que o problema está fora de nós!

Pois bem.. será que não é a hora de parar e olhar para dentro de si? Quando a gente cuida da gente com todo o carinho que deseja que alguém nos cuide, a gente fica melhor! E se a gente fica melhor… quem é que a gente também deixa melhor? Quem está ao nosso lado!

Somos condicionados, por uma cultura social, a acreditar que bom é aquele que pensa nos outros! Eu mesmo, venho bem deste padrão! De fato, traz paz interior ser solidário, ajudar a todos que pudermos ajudar! Mas… se você não esta bem consigo mesmo, se você não se trata com carinho e atenção, fara isso por alguém, de todo o seu coração?

A proposta aqui não é pensar somente em si! Mas um pouquinho mais! É buscar um equilíbrio entre fazer pelo seus amores, e fazer por si! É se tratar com o mesmo carinho que você dedica ao seu amor!

São coisas as vezes tão pequenas… cada um bem sabe! Mas quantas vezes você quis apenas 20 minutos em um cafezinho, só com você, e não se permitiu… ou 10 minutos contemplando uma paisagem.. ou 1 minuto apenas ouvindo sua música predileta.. alguns instantes que você se privaria de estar com os outros, ou mesmo no seu árduo trabalho… mas que o resultado seria maior felicidade e produtividade! Só por ter se cuidado melhor, e se permitido fazer algo muito simples, que sua alma queria fazer!

Proponho uma experiência! Quanto algo dentro do seu ser tiver lhe incomodando demais, pergunte a si mesmo: “Existe, neste momento, algo de melhor que eu possa fazer por mim mesmo?” Se tiver, o faça! Muitas vezes era apenas um pouquinho mais de amor por si mesmo, que você estava precisando!

Por experiência pessoal, passei a incluir esta prática na minha vida! Quem quiser compreender melhor o que estou falando, sugiro a leitura do livro “Um minuto para mim”. Uma leitura mágica!

Em verdade, estou em meio de um período de turbulência! Todo mundo querendo ajudar! Mas percebi que o que mais precisava era um tempo para mim! Uma semana para eu cuidar de mim e sentir, o que a minha alma quer me dizer!

Achei que minha atitude causaria muita surpresa entre meus amores! Mas… adivinhe! Me senti muito bem em ter feito isso.. e sabe o que aconteceu? Eles perceberam que eu estava melhor.. ficaram melhor, e as coisas passaram a fluir em harmonia!

Hoje, então, lanço a idéia para a semana! Experimente! Se o dia não estiver bom, e as coisas estiverem desandando, faça a pergunta e reserve, sempre, um minuto para si.

Talvez você não encontre, no momento, a resposta que procura! Mas sentirá uma incrível sensação de autocuidado, carinho e bem estar! E aí, o resto, vem em consequência!

Josi Sonagli

Anúncios

10 thoughts on “Cuidando de Si, Você cuida melhor de seu Amor!

  1. Ainda tão jovem você já demonstra um raro talento, tanto com as palavras, quanto em ensinar pessoas. O amor que Jesus deixou como mandamento é medido pelo amor próprio (“amar ao outro como a si mesmo”). Ora, sem amor próprio é IMPOSSÍVEL exercer o amor cristão. Obrigado por essa belezura de postagem! Parabéns! Belíssimo texto, querida.

  2. Belas e apropriadas palavras Josi! Com certeza uma parada para reflexão pode nos ajudar muito, vou tentar pensar nisso durante o dia a dia! Uma ótima semana para vc querida! Beijos Mari

  3. Adorei Josi, belas e apropriadas palavras, vou procurar pensar nisso durante o dia a dia….1 minuto para a gente faz muita diferença!! Beijos

  4. Sim, esse tempo para o “eu” é essencial! Até acho que a felicidade deve ser procurada em primeiro lugar dentro de nós. Belas palvaras Josi. Izabel

  5. Parabéns, minha querida Josi! adorei seu texto… é para refletir e colocar em prática, só isso nos ajudará a superar as “pedras do caminho”, gde bj tia

  6. Josi, concordo plenamente com suas palavras… Se não cuidarmos de nós com todo carinho e não nos amarmos em primeiro lugar, não amaremos e não seremos amados verdadeiramente por ninguém. Parabéns pelo texto! Dani

  7. Sabe, Josi, teu texto me faz confirmar ainda mais algo que penso sobre ti: que és muito especial.
    Falas em cuidar de si mesmo, de não abrir mão de si pelos outros e isso é fundamental para pessoas como tu que são tão generosas. Mas pensar nos outros é cada vez mais raro. Vejo que o que impera é cada um só pensar em si. E talvez seja por isso também que os “generosos”, “amáveis”, “zelosos” acabem levando o mundo nas costas…
    Sim, está mais que na hora de ouvires as necessidades de teu coração em primeiro lugar! Mudança de papeis! Com tempo, tudo se ajeita… Quem disse que temos as rédeas da vida?

  8. Momentos para si…eis aí uma atitude digna de louvor. Quantos dias do ano reservamos para estarmos com nós mesmos? Quantas vezes apreciamos nossa própria companhia? Momentos simples e muitas vezes pequenos, mas que com certeza fazem a diferença em nossa própria vida que se reflete consequentemente para outro. Amei o texto!!!

  9. Joseliane, parabéns suas palavras são doces verdadeiras e nos ajudam a refletir muito bom . Abraços

  10. Pois é, numa segunda feira chuvosa, onde vamos esperar tanto, no ponto de ônibus, dentro do ônibus, no restaurante,…. sobrarão minutos para sua, a minha, a nossa reflexão. Vou aceitar a sugestão e dar início ao que vou chamar: meus momentos! Um abraço e parabéns pelo texto. GF

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s